Há muitas coisas que percebo que não sou, mas dizer exactamente o que sou não consigo. Tento, dia a dia, ganhar o título de ser uma pessoa. E já não é pouco. 

(José Luís Peixoto)

A razão de ser

 

Os tempos acelerados em que vivemos trazem grandes desafios para a nossa saúde mental e bem-estar. Hoje temos mais opções, terapias, anti-depressivos, gurus motivacionais e livros de auto-ajuda que nos dizem como ser mais positivos, mais jovens, mais ricos, mais produtivos, em suma, mais felizes. No entanto, os estudos mostram que os nossos níveis de felicidade e satisfação com a vida não têm aumentado. Pelo contrário, persiste uma sensação de mal-estar generalizado, de incerteza, desamparo, frustração e solidão. 

 

No Ser Pessoa não vemos a vida como uma escada. Ela é feita de ciclos, com avanços e recuos, possibilidades e adversidades. Saber navegá-la e fazer as mudanças que precisa, exige mais do que pensamento positivo ou mera força de vontade. 

 

Cada pessoa tem a sua história e o seu ritmo. Não é um super herói solitário. Questões como descontentamento no trabalho, burnout, sensação de deriva, luto, enfrentar uma doença, dificuldades nas relações íntimas, conflitos, divórcio, dificuldade em tomar decisões, desmotivação e perda de foco, dependências, falta de confiança nas suas capacidades, solidão, entre outras situações difíceis, são cada vez mais comuns do que muitos pensam. Contudo, também são um despertar para pararmos, para dar-nos um espaço e tempo para reflectir, sentir e considerar outras formas de pensar e viver.

 

No Ser Pessoa também reconhecemos as suas capacidades e possibilidades, o que funciona, e não apenas o que há de errado ou deficitário em si. Muitas pessoas procuram-nos para intervenções breves para otimizar desempenhos ou saber intervir mais eficazmente em situações mais exigentes. A nossa abordagem está apoiada em 23 anos de experiência, formação contínua, supervisão e trabalho em rede com outros profissionais de confiança. Conforme as suas necessidades e objetivos, usamos as ferramentas do Coaching pessoal, do Counselling (Aconselhamento psicossocial) ou da Psicologia Positiva.

 

Criamos relações de confiança com impacto positivo e aprendizagens que perduram mesmo depois do fim das sessões. Promovemos o desenvolvimento de competências de vida importantes para os dias de hoje como a resiliência, a agilidade emocional, o pensamento crítico, capacidade para lidar com conflitos e cultivar relações positivas, para tomar decisões, definir objetivos e estratégias para os alcançar. Promovemos uma filosofia de vida com mais sentido, afetos e integridade. Mais livre e autêntica, mais pessoa.