Projeto “Check Up da Meia Idade”
A meia-idade (entre os 45 e os 65 anos de idade), é uma das etapas da vida mais interessantes. Contudo, é igualmente a mais mal entendida e muito pouco estudada.
Estamos a viver mais tempo mas a navegar com mapas desatualizados. A ideia de que durante a vida vamos ter um só emprego, uma casa, um casamento, uma sexualidade, uma única fonte de rendimento, um único modelo de sucesso e de felicidade, as mesmas amizades, desapareceu!
Nesta fase da vida, são frequentes, e normais, as mudanças no corpo, as disrupções que trazem incertezas, as separações, o desemprego, as mudanças de carreira, as alterações nos estilos de vida, a necessidade de novas experiências e aprendizagens. Mas o “modelo de vida linear” passado pelas gerações anteriores, não nos preparou para essas transições e é fácil ficarmos encravados, com medo e com dúvidas sobre as nossas escolhas.
A meia idade pode ser um período de questionamento, de revisão de prioridades e de maior autenticidade. Pode ser uma etapa de renovação em vez de estagnação, de recriação de um propósito de vida em vez de resignação, de reinvestimento nas relações em vez de solidão, de recuperação e de cultivo de novas aprendizagens. Em vez de concebermos os seus desafios como “crises de meia idade”, faz-nos mais sentido chamar-lhe de transições que um “check-up da meia idade” lhe vai permitir identificar e ensinar a navegar.
Este projeto tem como objetivo contribuir para a mudança de narrativa sobre a meia idade e dar ferramentas para navegar as transições nesta fase da vida
através de sessões de coaching, retiros, encontros e outros recursos.