Life School

PROJETO LIFE SCHOOL – O que é?

A adolescência e a juventude* são períodos de transição marcados por um conjunto de alterações físicas, intelectuais, emocionais e sociais, com impacto na construção da identidade, autonomia e visão de futuro do adolescente e jovem adulto. Meio-dependentes e meio-autónomos, são afetados por diversas pressões, riscos e inseguranças. É frequente o relato de situações de ansiedade e inadequação social, de desmotivação perante objetivos escolares, de dificuldade em avaliar alternativas e tomar decisões, em lidar com as mudanças, com as próprias emoções, pensamentos e comportamentos de risco. O não saber como se expressar nem a quem recorrer para pedir ajuda, é também uma constatação evidente. 
 
Por outro lado, os pais já sobrecarregados com os desafios da vida atual apressada e repleta de incertezas, podem sentir-se perdidos e confusos nestas etapas exigentes da vida. Dificuldades na comunicação com os filhos, em lidar com o conflito e com sentimentos de culpa, em identificarem os primeiros sinais de aviso para pedirem ajuda, em serem firmes e coerentes nos limites e na autoridade, em promover  a autonomia, em expressar afecto, confiar ou reconhecer as capacidades do outro são, entre outras, algumas das dificuldades constatadas. Em diversas situações, a relação entre pais e filhos até pode ser positiva, não dispensando ainda assim, a necessidade de orientação em questões vocacionais, o esclarecimento e apoio psicopedagógico para saber dialogar, prevenir e dar resposta a dúvidas e problemas comuns.
 
Conscientes da necessidade de uma visão sistémica e de uma abordagem multidisciplinar com respostas competentes e desenhadas à medida de cada um e de cada família, assim como também do elevado potencial desta fase da vida, criámos um programa que promove: o conhecimento baseado em evidências, a partilha entre pares, o desenvolvimento de competências sócio-emocionais, a auto-eficácia, a resiliência, a reflexão crítica, a resolução de problemas e a auto-regulação do comportamento. O resultado é um indivíduo com melhores competências para conviver consigo próprio, com outros e com as adversidades, bem como um maior sentido de responsabilidade e do seu contributo para a sociedade.
 
Este programa assenta em atendimentos individuais, grupos de encontro e esclarecimento para pais com palestras psico-pedagógicas sobre temas pertinentes, um serviço integrado de orientação vocacional e grupos de apoio para adolescentes. Os grupos para adolescentes e jovens (15 aos 24), têm como objetivo: proporcionar experiência de pertença e identificação através da partilha entre pares, desenvolver competências de comunicação interpessoal, mecanismos de coping saudáveis para o stress (mindfulness e técnicas de relaxamento), a agilidade emocional, o autoconhecimento (caráter, pontos fortes e valores pessoais), refletir e definir o seu projeto pessoal, desenvolver empatia, assertividade, responsabilidade, pensamento critico, tomada de decisões e resolução de problemas. 
 
Pontualmente, podemos contar com a participação de outros especialistas convidados para workshops sobre temáticas específicas tais como:  Abuso e dependência (álcool e drogas), as novas adições (jogos, internet), comportamento alimentar e sexual. E proporcionar aos participantes vivências enriquecedoras como: experiências lúdicas e criativas, passeios e grupos terapêuticos na natureza.
 
Procure-nos. Juntos tornamos possível o crescimento deste projeto. Caso esteja interessada (o) e queira ser informada sobre os próximos grupos e palestras, contacte-nos: paula.serpa@serpessoa.com
 
EQUIPA
 
Paula Serpa – Counsellor (Abordagem Centrada na Pessoa) e Life Coach (European Association of Coaching). Pós-graduada em Relação de Ajuda (ISPA). Mestre em Politica Social (ISCSP). Especialização em “Foundations of Positive Psychology” (Penn University- Coursera)
 
Hilson Cunha Filho – Psicopedagogo, Counsellor em Adições, Mestre e Doutorado em Saúde Pública. Investigador no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (Universidade Nova de Lisboa). Docente na Universidade da Beira Interior.
 
Ana Rocha – Psicóloga Clinica e Organizacional. Coach e Career Advisor. Mestre em Psicologia da Educação. Foi Coordenadora do Career Training Program na ISCTE Business School; Assistente Convidada no LLCT – Laboratório de Línguas e Competências Transversais do ISCTE – IUL e Docente Convidada no IPAM da Universidade Europeia. Co-autora do livro “Como Procurar e Arranjar Emprego – guia prático do candidato”; Editora Pactor da Lidel – setembro de 2011.
 
INSTITUIÇÃO PARCEIRA E SUPERVISORA
 
O CATR é uma IPSS com estatuto de entidade pública na área da promoção da saúde e recuperação – www.catr.pt 
Consulte o Currículo.
 
*Os limites cronológicos da adolescência são definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) entre 10 e 19 anos (adolescents) e pela Organização das Nações Unidas (ONU) entre 15 e 24 anos (youth). É frequente o recurso ao termo jovens adultos para englobar a faixa etária de 20 a 24 anos de idade (young adults). Por questões de conveniência para projetos de desenvolvimento psicossocial e de suporte social é comum agrupar-se ambos os critérios e denominar a população-alvo “adolescência e juventude” ou adolescentes e jovens (adolescents and youth). 

Informação sobre Consultas

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.