Ser Solidário

A Declaração Universal para a Responsabilidade Humana diz-nos que a humanidade, em toda sua diversidade, pertence ao mundo vivo e participa de sua evolução, que os seus destinos são inseparáveis. E propõe princípios gerais, que podem servir de base para um novo pacto social. Eis alguns exemplos: “O exercício do poder só é legítimo quando…

Details

Mensageiros…

Mudanças, perdas e despedidas, sejam elas quais forem, são, muitas vezes, mensageiros inesperados que nos batem à porta. Não costumam ser bem vindos, nem convidamos para entrar. Ficamos quietos, como se não estivéssemos em casa. Talvez se cansem de tocar e nos deixem em paz. Mas eles vieram para ficar. À espera, à espreita, assim…

Details

Cartas e Conversas

Inconscientemente, assumimos que é importante possuir metas e objetivos, caminharmos em direcção a alguma coisa, com os olhos fixos na obtenção daquilo que desejamos. Neste contexto, as nossas expressões escritas e orais revestem-se com frequência da forma de debate, explicação, análise, persuasão e muitas formas de manipulação. A alma tem necessidades diferentes. Ela procura a…

Details

Somos todos Irmãos…

  Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os valores éticos de referência que resumem os ideais da Revolução Francesa. Este tripé doutrinário sob o qual assentam as sociedades democráticas e a Declaração Universal dos Direitos do Homem, é, ele próprio, “herdeiro da confluência de influências muito diversas, desde a ancestral cultura greco-romana, passando pelas contribuições do…

Details